quarta-feira, 22 de abril de 2009

A(L)TITUDE

Por Marco Antônio Júnior

Coitados dos bolivianos. Hoje abri o site Globo.com e lá estava à manchete “Comissão médica da Fifa confirma veto ao futebol na altitude”, pensei muito sobre o assunto e realmente este meu pensamento tomou ares de devaneios.
Para tentar derrubar o veto, Morales tomou atitudes exageradas, jogou futebol nas alturas, disse que a FIFA se acha maior que a ONU e acusou também a entidade máxima do futebol mundial de esquartejar o esporte. Mas voltando a minha imaginação visualizei discursos inflamados do presidente Evo Morales querendo acabar com a proibição a qualquer custo.
Exageros a parte, mesmo não sendo boliviano acho que Morales tem razão em espernear sobre o veto, e até imagino uma carta desesperada de Evo para Joseph Blatter.
Querido Blatter, venho por meio desta primeiramente me desculpar, pois, nunca fui a televisão, rádio ou jornal dizer as sandices que a imprensa noticiou sobre a sua exitosa entidade, isto é uma manobra dos EUA para tentar fazer que o mundo comece a prestar atenção no futebol deles, e em segundo lugar manifestar minha indignação pacifica a sua proibição que foi delegada à minha seleção de jogar acima de 2.750 metros do nível do mar. Já dei mostras que o futebol pode ser praticado a esta altura, aliás, mostras práticas, eu mesmo atuei em La Paz e não atuei sozinho, ao meu lado jogou Diego Maradona, e cá para nós sejamos sinceros, se o Maradona jogou lá e agüentou, qualquer um pode jogar. Tudo bem que a seleção dele não se deu muito bem na última visita ao meu humilde país.
E mais uma vez pergunto por que a minha seleção? Logo a Bolívia que não incomoda ninguém, nosso time é tão fraco, que desde os tempos do “diablo” Etcheverry, não encanta mais ninguém com o seu futebol. Vou contar um segredo para o senhor: pedi ao Lula que me cedesse o Afonso Alves para naturalizá-lo boliviano, em troca eu até aceitaria não reajustar o preço do Gás. Mas sabe, ele nem cogitou, disse que: “a nacionalização dos recursos futebolísticos brasileiros melhora muito a condição social do seu povo”.
Na minha humilde opinião presidente Blatter, o senhor deveria cuidar dos interesses econômicos da FIFA, que, diga-se de passagem, vão muito bem e aproveito inclusive para parabenizar o senhor por cuidar tão bem da saúde financeira da instituição que possui mais dinheiro que muitos países do terceiro mundo. Encerro a minha manifestação pacifica porque sou da paz, pois, quem gosta de confrontos hostis é o Chavez, pedindo ao senhor que repense esta situação e não cerceie meu povo de ver nossa tão amada e inofensiva seleção atuando onde realmente se sente em casa. Pense na publicidade estática do nosso maravilhoso estádio Hernán Siles que é um orgulho nacional talvez até maior que o nosso time, pense na nossa arena lotada e no dinheiro que tudo isso pode render a todos nós. Pense presidente, pense.


Obrigado
Juan Evo Morales Ayma
Presidente da Bolívia e CRAQUE do Litoral.

Não sei se Morales num ato de desespero mandaria uma carta, mas se eu fosse ele mandava uma carta nestes termos, porque existem coisas mais importantes para o presidente da FIFA se importar do que a altitude da Bolívia, como por exemplo, o aliciamento de jogadores menores de idade por parte de grandes clubes europeus a meninos sul-americanos.
Bom, mas isso já é outra conversa que fica para a próxima.