domingo, 30 de novembro de 2008

Verão saudável e de bem com a balança

O verão vem aí e, com ele, algumas preocupações, que no decorrer do ano não preocupam tanto assim voltam a aterrorizar a mente das pessoas. As principais dores de cabeça de homens e mulheres são: a busca por uma alimentação saudável e a harmonia com a balança. Segundo o gastroenterologista da Santa Casa de Porto Alegre Daltro Nunes, as estações mais quentes trazem uma diminuição de apetite nas pessoas. Ele ressalta ainda que o nosso organismo pode ser comparado a um carro, pois para funcionar necessita estar sempre com a sua temperatura estável. “No inverno, o corpo necessita de caloria para se manter estabilidade e por isso a ingestão de alimentos aumenta. Já no verão, devido ao corpo estar na temperatura semelhante ou igual a do ambiente onde se encontra, a ingestão de alimentos diminui”, afirma Nunes.
Para a nutricionista Lisiane Moraes, no verão o corpo tem uma grande perda de água e sais minerais através da transpiração, por isso ela afirma que é necessário fazer algumas adaptações nos nossos hábitos alimentares. Segundo Moraes, o calor diminui o metabolismo basal (atividade metabólica para a manutenção da vida), a quantidade de calorias ingeridas deve ser reduzida, para que um possível aumento de peso não ocorra.Conforme aponta Moraes, com o aumento da temperatura, a hidratação merece um cuidado especial. “A ingestão de líquidos deve ocorrer de uma forma contínua, e não apenas quando a sede é sentida”, explica a nutricionista. Para ela, as melhores opções de hidratação continuam sendo água, sucos naturais de frutas e vegetais e chás gelados.Para finalizar, a nutricionista dá dicas para uma alimentação leve e saudável. Fique atento e curta o verão:- Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. As refeições devem ser leves.- Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar nas bebidas alcoólicas. No verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.- Coma mais vezes, em menor quantidade.- Na hora do lanchinho, de preferência a sanduíches que contenham carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros (ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.- Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.- Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.Bom pessoal, agora é colocar as dicas em prática e aproveitar de uma forma sadia e em paz com a balança a estação mais quente e badalada do ano.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

SINAL DIGITAL PARA GAÚCHO VER


Para quem aguardava ansiosamente, a RBS TV iniciará nesta terça feira suas transmissões com sinal de TV digital. A nova tecnologia também chamada de HDTV (do inglês High Definition, TV em alta definição) possibilitará uma grande melhora na qualidade de imagem e som, além disso, vai permitir que o telespectador possa assistir a programação através de celulares e noteboocks desde que os mesmos possuam equipamentos compatíveis a tecnologia. O primeiro programa a ser transmitido em alta definição será o Jornal do Almoço na próxima quarta-feira dia 5. Mas a mudança total da programação da RBS TV para o modo digital, será feita de forma gradativa, já que os receptores digitais ainda não estão na grande maioria dos lares gaúchos.