segunda-feira, 29 de setembro de 2008

"Estamos vivos ainda”


A frase acima foi dita pelo meia gremista Souza minutos após o término do Gre-nal válido pela 27ª rodada do Brasileirão. O jogo realizado no estádio Beira-Rio, acabou com a derrota do tricolor por 4x1 para o seu maior rival, o Internacional. A declaração de Souza sintetiza o momento gremista no campeonato, o Grêmio tem todas as condições de reverter este quadro desfavorável, quando a equipe estava na liderança com cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado fui o primeiro a dizer que nada estava ganho, agora que estamos na vice-liderança por critérios, digo que não é hora de terra arrasada estamos atrás apenas pelo número de vitórias. Nada mudou no campeonato, o tricolor continua almejando o título e o co-irmão segue na luta para se manter na zona classificatória para a Copa Sul-Americana em 2009.
Em uma disputa onde estão clubes do calibre de São Paulo, Palmeiras, Flamengo Cruzeiro e o próprio Internacional que possuem elencos muito superiores ao do tricolor e tem folhas salariais que beiram os três milhões de Reais, o Grêmio pode sim se considerar um vencedor mesmo não sendo campeão, pois, com um elenco carente de talentos e de folha salarial modesta (aproximadamente 900 mil Reais por mês) consegue estar na ponta de cima da tabela desde o início do certame. Apesar da campanha da mídia do centro do país deflagrada pelo nefasto Milton Neves, e até mesmo da imprensa local através do “gremista” Paulo Sant’Ana que a todo o custo querem ver o Grêmio fora da disputa, o time da Azenha segue incomodando e só um desastre vai tirar a vaga para a Libertadores de 2009.
O tricolor depende apenas das suas forças para chegar ao título, portanto, a preocupação maior não é nem do elenco e nem da torcida gremista, é sim de quem esta abaixo do quarto lugar no campeonato, estes sim, precisam estar muito preocupados, pois para eles a simples conquista de uma vaga para a maior competição da América do Sul em 2009 está muito longe, a conquista do campeonato então nem se fala. O que o Grêmio tem e sempre terá é uma coisa que nem os Miltons Neves e Paulos Sant’Anas da vida conseguirão calar: a nossa torcida que após tomar 4x1 do maior “inimigo” acaba o jogo cantando o hino do clube, e no próximo sábado vai lotar o Olímpico no jogo contra o Botafogo.
Aproveitando que falei dela, encerro aqui com o trecho de uma das muitas musicas cantadas pela geral nos jogos: “MESMO NÃO SENDO CAMPEÃO, O SENTIMENTO NÃO SE TERMINA”